domingo, 10 de março de 2013

Perguntas complicadas

  • "Se a homeopatia tem mesmo efeito, então se dividirmos um grupo de 100 doentes ao meio, dermos o comprimido homeopático a 50 e um placebo a outros 50 e nem quem administra nem quem recebe o comprimido souber quem recebeu o quê, o grupo que tomou o comprimido homeopático vai sentir-se melhor do que o outro grupo, correcto? E isto acontece quase sempre, correcto?" 
  • "Se essas bolas lavarem mesmo a roupa, podemos experimentar dividir 100 peças de roupa suja, lavar metade com bola e outra metade sem bola, e no fim será fácil perceber qual foi a metade lavada com bola, correcto?"
  • "Se a astrologia é real, será fácil a vários astrólogos chegar aos signos fazendo perguntas por escrito a 100 pessoas que não sabem para que servem as perguntas sem lhes perguntar a data de nascimento, correcto?"

2 comentários:

  1. Resposta típica à primeira pergunta:

    "A medicina alternativa não funciona assim..."

    Então como funciona?

    "Não funciona assim, é complicado".


    ResponderEliminar
  2. Pois, exacto. Mas o fundo da questão é igual para qualquer medicamento: ou bem que tem um efeito diferente do placebo, ou bem que não tem... Perante uma questão tão simples, dizer "é complicado" é só fugir com o rabo à seringa.

    ResponderEliminar