terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

"Comi cavalo, logo o mundo vai acabar"


Sim, comer carne de cavalo em vez da carne de vaca anunciada é grave — porque é uma fraude. É tão grave como comprar carne de cavalo e descobrir que afinal é vaca. 

No entanto, temos de desdramatizar: não se trata duma questão de higiene ou de saúde pública. Mas mesmo que se tratasse, este caso -- ou outros -- não significam automaticamente que comemos cada vez pior, que a alimentação está pela hora da morte e outros que tais.

Vejam o raciocínio: "Algumas cadeias de alimentação venderam carne de cavalo com etiquetas a dizer que era carne de vaca. Logo, isto prova que a alimentação actual é bastante pior que a alimentação de Antigamente."

O Antigamente era uma época muito porreira para se viver, de facto. O problema é que nunca como hoje houve tão poucas mortes por infecções gastrointestinais. Aliás, e corrijam-me se estiver a dizer algum disparate, nunca como hoje houve tanta esperança de vida e talvez isso também tenha alguma coisa a ver com a alimentação.

Não tenho aqui dados para Portugal — o caçador também trabalha… — mas vejam os dados do Reino Unido (apenas Inglaterra e País de Gales):

Fonte: The Economist — http://www.economist.com/news/business/21571907-horse-meat-food-chain-wake-up-call-not-calamity-after-horse-has-been-bolted

Sem comentários:

Enviar um comentário