segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Tiro de partida

Num mundo onde todos temos acesso a quase tudo, os maiores disparates espalham-se com uma rapidez estonteante, enquanto os tímidos desmentidos ou explicações, muitas vezes pouco interessantes, mas verdadeiros, ficam escondidos em sites obscuros ou em posts que ninguém partilha nos facebooks e twitters desta vida.

É uma luta um pouco ingrata e talvez até pouco divertida. Mas, na sequência duma série de leituras e situações, acabei por sentir necessidade disto: um blogue onde descrevesse e explicasse os disparates que por aí aparecem.

Não servirá de muito, mas servirá para alguma coisa. Se há coisa que gostava que o meu filho (muito novinho) recebesse de mim é um espírito minimamente informado e crítico(*). É difícil, porque sinto que estou muito longe de ter a atitude correcta: todos nós somos um projecto de seres esclarecidos e racionais. Nunca o poderemos ser por completo. Mas podemos, com algum esforço e humildade, tentar.

Este blogue não serve para atacar ninguém. Todos nós estamos sujeitos a acreditar em disparates. Alguns dos maiores disparates têm origem na convicção de algumas pessoas de que vivem num mundo cheio de estúpidos, o que é falso. Assim, acredito firmemente que todos temos a capacidade para ver o que é disparate e o que não é. Só que a nossa natureza humana faz-nos fracos nessa nossa capacidade. No fundo, espero que este blogue sirva de treino a essa capacidade, minha e de outros, de distinguir o que é disparate do que não é.

Vamos a isto!

(*) Para dizer a verdade, há uma coisa mais importante: o respeito pelos outros, com ou sem disparates.

Sem comentários:

Enviar um comentário